Seguidores

Penitenciária em Imaruí.

Tecnologia do Blogger.
segunda-feira, 28 de novembro de 2011

A Penitenciária será construída em Imaruí. E você cidadão, o que pretende fazer?

Nos últimos dias a população da receptiva e carinhosa cidade de Imaruí vive um momento dramático e crucial com a notícia da construção de uma penitenciária em nosso município. A reação da população é de revolta com os poderes constituídos, pois o que o seu povo espera das autoridades é incentivo principalmente no turismo e para que venham empresas comprometidas com o desenvolvimento sustentável e geração de emprego e não presídios, pois o discurso de que com a penitenciária também virá empregos não se sustenta, pois historicamente a cidade que recebe esse ‘presente’, recebe também problemas de todas as ordens.
Segundo Colombo, o melhor terreno para a construção do Complexo Penitenciário seria entre Alfredo Wagner e Bom Retiro, na Grande Florianópolis, por ser o mais indicado e estar disponível. Por que não vai ser construído nesses municípios? Porque os prefeitos a exemplo do prefeito de Palhoça, disseram “NÃO” ao governador. E no caso de Imaruí, o prefeito Amarildo enviou ofício solicitando e apesar de “comprar” um espaço na rádio litoral e pleno sábado para anunciar que a penitenciária não viria mais para Imaruí, continuou negociando por “trás dos panos”, enganando a população.
A instalação da penitenciária causará prejuízos incalculáveis à pequena jóia do litoral catarinense. O turismo religioso será o principal setor atingido, “pois o número de 2 mil presos com baixa escolaridade irá impactar no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do município e da região, que terá um dos menores índices do Brasil e consequentemente, impossibilitará qualquer outro investimento no município".
O município não tem estrutura para receber um projeto como esse. As condições de saúde, educação e qualificação serão mínimas. Famílias desses presos migrarão para a região e o impacto será totalmente negativo.
A indignação da população é tanta sobre a possível decisão do Governo municipal e estadual, que alguns moradores cogitam sair da cidade ou da região. Os poucos empresários que temos no município já pensam em fechar seus estabelecimentos ou até transferi-los, pois segundo eles, haverá uma desvalorização imobiliária.
Se levarmos em consideração que nosso sistema prisional está cada vez mais à deriva, onde quase que diariamente a mídia publica matéria sobre rebeliões em presídios e que sentenciados são mortos por seus próprios companheiros, funcionários e familiares de detentos transformados em reféns, resgates e fugas espetaculares praticadas por criminosos, não temos dúvidas de que o pior ainda está por vir e, infelizmente, com a complacência dos nossos governantes.
A comissão que lidera o movimento contra a instalação do Complexo Penitenciário pretende reunir um documento com várias assinaturas, inclusive de prefeitos e vereadores da região para entregar ao governador.
O momento é decisivo. Como não temos um prefeito que está ao lado da população, precisamos unir forças para fazer valer a vontade popular.
E você leitor? O que pretende fazer? A hora é agora.

0 comentários: