Seguidores

Penitenciária em Imaruí.

Tecnologia do Blogger.
domingo, 4 de dezembro de 2011

Educação é a solução, presídio aqui não!

O sistema penitenciário mundial vive o problema da superlotação.Em Santa Catarina não é diferente. Dados do Ministério da Justiça de 2007 apontam que no Estado, o número de detentos é superior ao número de vagas em 172%. Ou seja, de 6.475 vagas o estado possui 11.108 detentos. Nesse levantamento não estão contabilizados os menores infratores que estão detidos em instituições especiais porque tecnicamente recebem medida sócio-educativa e não penas- e estão “internados” e não presos.

É importante salientar ainda nesse estudo divulgado pelo Ministério da Justiça, que o Sistema Penitenciário, ainda não conseguiu cumprir com seu objetivo, que é o de recuperar e reintegrar o detento à sociedade. Surpreendentemente 80% dos detentos quando saem das cadeias voltam a cometer crimes e retornam às prisões.

Essa problemática toda é porque existem gestões municipais, que se interessam em discutir construção de cadeias e não se preocupam em discutir o pilar para uma sociedade mais justa, fraterna e solidária, ou seja, a educação.

Somente o gestor público que encara a educação de seu povo como prioridade e fomenta a capacitação e a valorização de seus educadores, é que consegue evitar que sua população, sejam arregimentados pelos criminosos. Pois com um município onde não faltem empregos, onde haja qualidade e respeito com a vida, seus munícipes, não se sentirão atraídos por promessas iludíveis tornando-se novos bandidos, praticando crimes e indo para as cadeias, superlotando os presídios e transformando tudo em uma bola de novelos que não tem o fio da meada.

Portanto, não cabe a Imaruí uma penitenciária. Cabe a essa pequena jóia do litoral sul catarinense fortalecer a base de sua economia, através do apoio incondicional, dos/das pescadores/as, dos/as agricultores/as, dos/das comerciantes, e todos e todas, que de sol à sol, chuva à chuva, corajosamente lutam e trabalham diurnamente pelo desenvolvimento de Imaruí.

Diga não a penitenciária!

Por: Oclides Rodrigues




0 comentários: